sábado, 13 de setembro de 2008

Meus trechos preferidos do livro A Arte da Guerra

SUN-TZU

"Se as ordens de comando não foram bastantes claras, se não foram totalmente compreendidas, então a culpa é do general, porem se as ordens são claras e os soldados, apesar disso desobedecem então a culpa é dos seus oficiais."

"A arte da guerra é governada por cinco fatores constantes, que devem ser levados em conta. São: a Lei Moral; o Céu; a Terra; o Chefe; o Método e a Disciplina."

"Quando fizer uma lei, não permita que seja desobedecida; se for, seu infrator deve ser condenado a morte."

"Toda força militar tem o logro como base. Por isso, quando capasses de atacar, devemos parecer incapazes; ao utilizar nossas forças, devemos parecer inativos; quando estivermos perto, devemos fazer o inimigo acreditar que estamos longe; quando longe devemos fazê-lo acreditar que estamos perto. Preparar iscas para atrair o inimigo. Fingir desorganização e esmaga-lo. Se ele tem forças superiores, evite-o . Se seu adversário tem temperamento irascível, procure irrita-lo. Finja estar fraco e ele se tornará arrogante. Se ele estiver tranqüilo não lhe dê sossego. Se suas forças estão unidas separe-as. Ataque-o onde ele se mostrar despreparado, apareça quando não estiver sendo esperado."

"Os soldados capturados devem ser mantidos e tratados com bondade. Chama-se isso usar o inimigo aprisionado para aumentar nossa própria força."

"Lutar e vencer todas as batalhas não é a glória suprema; a glória suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar."

"O general é o sustentáculo do estado: se o sustentáculo for forte em todos os aspectos, o estado será forte; se está defeituoso, o estado será fraco."

"Se um general ignorar o princípio da adaptação, não deve ser colocado numa posição de autoridade. Um hábil empregador de homens usará o prudente, o bravo, o cobiçoso e o burro. Pois o prudente terá prazer em aplicar o seu mérito; o bravo sua coragem em ação, o cobiçoso é rápido em tirar vantagens e o burro não teme a morte."

"Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos e nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas."

"Os bons guerreiros de antigamente primeiro se colocam fora da possibilidade de derrota e depois esperam a oportunidade de derrotar o inimigo."

"A garantia de não sermos derrotados está em nossas próprias mãos, porém a oportunidade de derrotar o inimigo é fornecida pelo próprio inimigo."

"Pode-se saber conquistar sem ter capacidade de fazê-lo."

"O guerreiro vence os combates não cometendo erros. Não cometer erros é o que dá a certeza da vitória, pois significa conquistar um inimigo já derrotado."

"Um bom combatente deve ser terrível em seu ataque e rápido na decisão."

"Na guerra o caminho é evitar o que é forte e golpea-lo quando estiver fraco."

"A água modela o curso de acordo com a natureza do solo por onde passa; o soldado prepara sua vitória de acordo com o inimigo que está enfrentando."

"Mova-se apenas se houver uma vantagem real a ser obtida."






sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Rizoto de Camarão com Côco

Rizoto de Camarão com Côco

(receita para 4 pessoas)

INGREDIENTES:

2 xícaras de arroz para rozoto

2 tabletes de caldo de camarão Knorr

1 tabelte de tok alho Knorr

1 Cebola pequena

1 xícara de vinho branco seco

1,5 litros de água

1 xícara de leite de côco

600g de camarão fresco limpo (sem casca e cabeça)

1 limão

Sal

Pimenta do reino

Manteiga

Azeite

1. Limpar os camarões (sem casca nem cabeça) e temperar com o tempeiro completo e limão;

2. Em uma panela funda, colocar a manteiga e o azeite, quando derreter, acrescentar a cebola picada e o TOK Alho em fogo baixo;

3. Quando a cebola estiver fritando acrescentar o arroz para rizoto em fogo alto e mexer para misturar com a cebola

4. Acrescentar o vinho e mexer até este iniciar a evaporação

5. Adicionar 8 xícaras de água fria e mexer até a água começar a ferver

6. Colocar os tabletes de caldo de camarão e mexer até dissolve-los, baixar o fogo e continuar mexendo lentamente;

7. Em uma frigideira coloque 2 colheres de sopa de azeite, e quando estiver bem quente coloque os camarões até dourarem dos dois lados e separe;

8. Quando o volume da água estiver reduzindo acrescente o leite de côco e continue mexendo até ficar cremoso e o arroz com a consistência “AL - dente”;

9. Acrescente os camarões e mexa para finalizar;

10. Sirva em pratos individuais, com um fio de azeite extra-virgem (para dar brilho e mais sabor) e queijo parmesão ralado.