quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Panela de pressão


A Panela de pressão
Por Fernando Matos de Souza Neto

Outro dia estava com a minha esposa quando o telefone tocou e eu precisei resolver um problema que havia me deixado muito irritado, mesmo assim atendi e falei com a maior calma com meu interlocutor, quando desliguei ela me disse: por isso você acaba se estressando tanto, você não extravasa, se fosse eu teria brigado e gritado, assim ficaria mais tranqüila.

Bem, não sei qual a postura correta ou se fazemos mal para nós ou para os outros quando estouramos, o fato é que cada pessoa tem sua natureza, mas esta pode ser modificada conforme nossa vontade com a finalidade de vivermos mais tranquilamente. Isso me levou a analogia sobre as pessoas e a panela de pressão.

As pessoas são na sua maioria como uma panela de pressão, tendem a agüentar a pressão dos problemas se reagir de imediato, se mantendo calmas pelo menos até a ebulição iniciar dentro delas, então não tem jeito, três coisas podem ocorrer: 1. abre-se a válvula de escape, chamando as pessoas que estão causando os problemas e conversando francamente, 2. descobre-se uma panela sem borracha de vedação, ou seja, o vapor foge mas também mantém os problemas quentes sem serem resolvidos ou 3. sem válvula ou brecha na vedação acaba por estourar causando danos pra todos os lados.   

Com base nesta analogia, acredito que a melhor opção é a primeira, porém temo que tomar cuidado para não deixar a água evaporar totalmente da panela, pois muitas vezes, deixamos os problemas se acumularem e mesmo com a válvula de escape procuramos evitar o confronto, aí a água seca os problemas queimam e quem acaba se prejudicando somos nós mesmos, e ninguém quer uma panela de pressão danificada.