sábado, 17 de março de 2012

Bomboloni ao creme anglaise







Bomboloni ao creme anglaise 

Rendimento 8 un
Tempo de Preparação: 4 Hora(s)
Dificuldade: Fácil

Ingredientes:
Bomboloni

10g de fermento de padaria
1/8 de xícara de água fria
1 1/2 xícara de farinha de trigo
2 ovos
1 1/2 colheres de sopa de acucar
1 pitada de sal
1 1/2 colher de sopa de manteiga

Recheio

90 ml Doce de Leite
60 ml de creme de leite fresco

Creme Anglaise

1 fava de baunilha
60 ml de leite integral
60 ml de creme de leite fresco
1 gema
25g açucar refinado


Preparação:
Dissolver o fermento na agua. Colocar a farinha, os ovos, o açucar e o sal na batedeira com a hélice para massas por alguns segundos. Adicione o fermento e bata ate a massa ficar homogenea. Adicione a manteiga em cubinhos e bata ate que a massa desgrude das laterais da tigela, por cerca de 5 minutos. Estique a massa com a mao, cubra com um filme plastico e deixe descansar na geladeira por 2 horas. Depois disso, corte os bombolonis usando molde de cerca de 4 cm de diametro, estenda em um pano coberto com farinha e deixe os bombolonis descansar por mais 2 horas, coberto por um filme plastico. Fritar em oleo nao muito quente e passar no açucar refinado enquanto estiver quente. Cortar o meio com um molde de cerca de 1 cm e colocar o recheio gelado para contrastar com o quente do bomboloni. 

Recheio:
Bater com um "fouet" o doce de leite com o creme de leite e levar a geladeira para gelar.

Creme Anglaise:
Abrir a baunilha com uma faca e colocar na panela com o leite e creme de leite. Deixar cozinhar lentamente ate levantar fervura. Retirar do fogo e deixar descansar por 15 minutos. Com um "fouet", bater a gema e o açucar em uma vasilha a parte ate que a mistura fique homogenea. Retirar a fava da baunilha da panela, raspe as sementes e coloca-las na panela. Despejar a mistura do leite sobre a dos ovos, mexendo bem. Colocar tudo em uma panela limpa e cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, ate que faca uma camada grossa nas costas da colher. Isso pode levar cerca de 10 minutos. Nao aumentar o fogo para acelerar o processo, senao o creme pode talhar. Servir morno. 

Colocar o creme anglaise no prato, o bomboloni coberto com acucar por cima e rechea-lo com o doce de leite gelado.

terça-feira, 13 de março de 2012

Receita Blooming Onion do Outback


 

PARA A CEBOLA
• 1 Cebola italiana ou espanhola gigante

• 1 ovo

• 1 copo de leite

• 1 copo de farinha de trigo

• 2 colheres de farinha de fubá

• 1 1/2 colher de chá de sal

• 1 1/2 colheres de chá de pimento vermelha em pó

• 1/2 colher de chá Pimenta do Reino em pó

• 1/4 colher de chá de orégano seco

• 1/8 colher de chá tomilho em pó

• 1/8 colher de chá cominho

• Óleo vegetal

 

PARA O MOLHO
• 1/2 copo de maionese

• 2 colheres de chá de ketchup

• 2 colheres de chá creme de raiz forte

• 1/4 colher de chá de páprica

• 1/4 colher de chá de sal

• 1/8 colher de chá de orégano seco

• Pitada de Pimenta do Reino em pó

• Pitada de Pimenta Vermelha em pó

 

1. Prepare o molho misturando todos os ingredientes numa vasilha pequena. Mantenha o molho coberto na geladeira até a hora de servir.

 

2. Bata o ovo e misture com o leite numa vasilha grande o suficiente para caber a cebola. (mistura 1)

 

3. Numa vasilha separada, misture as farinhas, o sal, as pimentas, oregano, tomilho e o cominho. (mistura 2)

 

4. A cebola é cortada como se fosse uma flor aberta. Para fazer este corte o Outback utiliza um Blooming Onion Cutter , mas como você não tem um desses em casa vai precisar utilizar uma faca bem afiada. Primeiro corte uns 2cm do topo e da base da cebola (essas são instruções para você que conseguiu uma cebola grande, se estiver fazendo a receita com uma cebolinha pequenininha, use o bom senso). Tire a casca da Cebola. Tire o miolo dela com aproximadamente 2 cm de diâmetro. Agora use uma faca maior para cortar as 'pétalas' da cebola. Lembre-se para não cortar até o final e sim deixar uma beirola para a cebola não desmanchar. O ideal é fazer o primeiro corte bem no meio da cebola, girar a cebola 90 graus e cortar de novo fazendo uma espécie de 'X' como se estivesse fatiando uma torta. Vá cortando as seções da cebola sempre no meio com muito cuidado até ter cortado umas 16 vezes. Os últimos 8 cortes são bem fininhos, use a mão firme e não fique triste se sua cebola não parecer uma flor certinha, porque mesmo assim ela ficará muito gostosa.

 

5. Espalhe as 'pétalas' da cebola. As seções da cebola tendem a ficar juntinhas, então você deve espalhar bem para facilitar a fritura e torná-la mais homogênea. (uma dica é colocá-la na geladeira por uns minutos com água e gelo).

 

6. Mergulhe a cebola na mistura 1 e depois, numa outra vasilha, coloque a cebola e vá jogando a mistura 2 por cima até cobri toda a cebola. Lembre de abrir bem as 'pétalas' e jogar a mistura na cebola toda. Uma vez que você viu que cebola está bem coberta da mistura 2, mergulhe-a novamente na mistura 1 e depois faça novamente o ritual da mistura 2 lembrando sempre de abrir bem as 'pétalas' para um melhor resultado final. Verifique se a parte de fora da cebola está bem coberta da mistura 2. Deixe a cebola descansar na geladeira por 15 minutos enquanto o óleo vai esquentando e ficando pronto pra fritura final.

 

7. Esquente o óleo numa panela funda até 350 graus. Certifique-se de que está usando óleo suficiente para cobrir toda a cebola quando for fritá-la.

 

8. Frite a cebola com o lado aberto pra cima por uns 10 minutos ou até ficar dourada.

 

9. Quando a cebola ficar dourada remova-a do óleo e deixe-a secar bem num papel-toalha.

 

10. Abra a cebola com cuidado e coloque a vasilha do molho no centro (como na foto).